segunda-feira, 13 de julho de 2009

Grupo de trabalho propõe políticas de segurança para comunidades GLTB

Bandeiragay

Uma boa notícia para a comunidade GLBT do Brasil, parece que o Governo Lula está acordando para uma parte do povo brasileiro que também vota e quer seus direitos e sua integridade respeitados.

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), acaba de instituir um grupo de trabalho que vai formalizar as políticas de segurança para as comunidades GLTB(Gays, Lésbicas, Transgêneros e Bissexuais). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

O grupo será coordenado pela Senasp e constituído de um representante do Conselho Nacional de Combate à Discriminação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e de profissionais de segurança pública das diversas instituições da área de segurança pública.

Especialistas e representantes da luta pelos direitos dos homossexuais e de outras instituições governamentais ou não-governamentais também poderão ser convidados a participar dos trabalhos. O grupo deverá propor a realização de cursos e metodologias de ensino para capacitar as polícias estaduais e guardas municipais. Também deverá analisar os casos de violência cometidos contra pessoas pertencentes a essas comunidades.

De acordo com o Plano Nacional da Cidadania dos Direitos Humanos de LGBT, lançado em maio deste ano pelo governo federal, os livros didáticos deverão incluir, até 2011, a temática das famílias compostos por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Todas as ações do plano têm prazo previsto para execução – entre 2009 e 2011 - e o grupo de trabalho formado agora será o responsável pelo encaminhamento dessas ações.

Fonte: http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/07/13/e13079898.asp

Nenhum comentário: